quinta-feira fevereiro 24, 2011 07:49
Beber, de forma moderada, pode fazer bem à saúde
Em pesquisa publicada pelo “British Medical Journal”, o professor William Ghali, da Universidade de Calgarye e seus colegas, revisaram 84 estudos anteriores sobre a relação entre o consumo de álcool e doenças. Segundo a pesquisa, que colheu dados durante trinta anos, eles compararam o número de consumidores moderados de álcool e abstêmios que sofreram ou morreram de doença cardíaca e derrame. A conclusão foi de que o risco diminui em 14 a 25% dos casos entre os que beberam uma dose de bebida alcoólica ao dia.
A pesquisa constatou que o consumo de 2,5 a 14,9 gramas de álcool ao dia, o equivalente a dois drinks, variando conforme o tipo de bebida (uma pequena dose de vodca ou duas latinhas de cerveja, por exemplo), fez bem à saúde.
O estudo afirmou que o álcool ingerido com moderação (de até 15 gramas de álcool ao dia, para mulheres, e de 30 gramas, para homens) aumentou significativamente os níveis de colesterol bom, que limpa as paredes dos vasos sanguíneos do colesterol ruim, impedindo obstruções que podem levar a doenças cardíacas, bem como das proteínas adiponectina e apolipoproteína – relacionadas à saúde do coração.
No entanto Cathy Ross, enfermeira cardíaca sênior da Fundação Britânica do Coração, alerta: “beber mais do que quantidades razoáveis de álcool não oferece nenhuma proteção e pode causar hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, alguns tipos de câncer e danos ao nosso coração”.
Outras pesquisas já demonstraram os benefícios do consumo de bebidas desde que de forma moderada.
- Category: Diversos
- Postar comentário