domingo outubro 17, 2010 05:35

Hoaxes – boatos na internet

Posted by marcos-admin

Os hoaxes (boatos) são textos que contam histórias alarmantes e falsas, induzindo os internautas a continuarem sua propagação. Geralmente contêm frases apelativas pedindo para que seja enviado a todas as pessoas que você conhece, do tipo: “envie este e-mail a todos os seus amigos…”

Os boatos e mentiras, de tanto serem repetidos, ganham credibilidade. Muitos já se encontraram em situação de acreditarem em algum boato, repassando a história a amigos ou colegas. O reverso, porém, o da verdade, é difícil de ser propagado.

Dia destes deparei-me com minha caixa postal cheia de mensagens dizendo que “o Orkut seria pago e, que para tal não acontecer, tal mensagem deveria ser repassada aos meus contatos…”

Para quem me manda tais mensagens, eu pergunto: houve verificação da veracidade da informação? A informação é de fonte confiável? Ou apenas repassou o que recebeu, sem nenhum critério? Mas, claro, não existiu o cuidado de verificar se o que foi repassado era expressão da verdade…

Apenas para ilustrar, alguns dos boatos que circulavam ou ainda circulam pela Rede:

    1. Orkut será excluído!

Urgente! Último aviso!

Você tem 24h para repassar esta msg a pelo menos 30 amigos. Caso contrário sua conta será excluída automaticamente. Simplesmente uma verificação para acabar com as contas falsas, pois nossos servidores estão congestionados. Depois não diga que não foi avisado…

Este boato circulou faz muitos anos. E, antes, tinha que repassar para 20 amigos. Agora já são 30! E boato foi desmentido pelo próprio tempo, pois mais de quatro anos depois nenhum dos serviços tornou-se pago, o que não deve acontecer jamais.

    2. Ajuda a criança com hidrocefalia, câncer ou outra doença

Sinceramente, espero que o nosso grãozinho  de areia por reenviar isto tão triste, sirva para poder ajudar a esta criatura. Só alguém sem coração pode eliminar este mail, não custa nada colaborar. 

Obrigado pelo teu tempo e pelo teu coração.

Chamo-me Cleto e tenho 5 anos…ajuda-me! por favor.

Só reenvia-o, por caridade. (e da graças a Deus se tens filhos sãos).

Cleto é um menino de Bogotá Colômbia, tem cinco anos de idade e desde os dois anos sofre de uma rara enfermidade chamada elefantíases cumerdi, o mesmo que nos seus braços, devido a grande desnutrição, sofreu uma malformação dos ossos. Te pedimos de todo o coração a tua ajuda. Como? Reenviando este e-mail a quantos tenhas na tua lista de contatos. Por cada e-mail que se reenvie, Cleto receberá uma quantidade de dinheiro o qual se destinará a ajudá-lo na sua recuperação e terapias. Cleto mais que ninguém e os seus pais te agradecerão infinitamente. Seguro…. Deus te bendirá. 

Nada será arrecadado, pois não existe nenhuma forma de contar o número de mensagens encaminhadas.

    3. Cuidado para não perder o rim!

Este e-mail alerta o internauta para uma rede criminosa de tráfico de órgãos que roubam rins e outras partes dos corpos de viajantes. A mensagem traz o conto de um jovem que acordou uma banheira cheia de gelo e sem o rim e com um bilhete que explica a situação e dá o número do hospital mais próximo. De acordo com a Fundação Nacional Renal do Estados Unidos, este caso nunca aconteceu.

    4. Leptospirose em latinha de cerveja

Durante passeio de barco, um sujeito bebe cerveja em latinha de alumínio contaminada. Dias depois aparece morto e o exame cadavérico atesta leptospirose fulminante contraída na lata por urina de rato. Até o nome do médico que atendeu o camarada aparecia no e-mail que também trazia texto falso do INMETRO corroborando a picaretagem.

    5. Encontrado pior vírus do mundo

A McAfee encontrou o pior vírus já criado que, quando aberto, destruiria seu HD e automaticamente se espalharia. Este boato é constantemente atualizado, apresentando pragas virtuais cada vez mais assustadoras. Toda vez que receber um e-mail deste tipo, confira nos sites especializados se o vírus existe.

Além destes, muitos outros hoaxes (boatos) circulam. Aos mais incautos, uma verificação prévia sobre a veracidade da informação seria mais prudente – antes da divulgação sem critério.

Comment Form

junho 2020
D S T Q Q S S
« nov    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Hora certa

Estatísticas

  • Páginas exibidas :43410
  • Acessos únicos :16213
  • Acessos nas últimas 24 horas :72
  • Acessos únicos nas últimas 24 horas :6

Visitantes de hoje


------------------------------ criação sitio
------------------------------
FireStats icon Produzido pelo FireStats