sábado agosto 14, 2010 15:21

Ser bonzinho, um mal negócio! – Parte 2

Posted by marcos-admin

 

Ser ou não ser… bonzinho!

Será que vale a pena ser uma pessoa boa, compreensiva, prestativa, um… “bonzinho”? É sabido – relatos demonstram – que ser “bonzinho” nos leva a ser alvo de oportunistas, mentirosos, da falsidade e de toda gama de pessoas que querem tirar proveito disto.

O bonzinho vive para os outros, não vive para si. Está preocupado em agradar aos outros e não a si mesmo. Os outros, quando nos cobram de sermos bons, querem na verdade alguém que faça todo o trabalho sujo livrando-os da sua parte da carga. Se eu aguentar tudo bem quietinho sempre, os outros podem ficar tranquilos, já que sempre terão a mim para tomar conta dos problemas.

Mas, enfim, o que importa é que nos sintamos bem, não? E o bonzinho se sente bem? Ele está sempre prestes a ajudar alguém, a resolver todos os problemas. E, assim o fazendo, não dá tempo para pensar em si! Todo mundo elogia, é o santo deus na Terra, o salvador das causas alheias que, um dia, terá a recompensa dos céus! Acredita, então, o bonzinho ser um iluminado a ajudar o próximo e carregar o peso que este teria que carregar, por si só!

As pessoas parecem abusar das pessoas boas, ou boazinhas. Pedem além do que precisam, solicitam aquilo que não é lícito, e sempre, ou quase sempre, ouvem um “sim” do bonzinho.  E como é difícil dizer “não” quando se é “bonzinho”! Não se querendo passar a imagem de grosso ou mal educado, responde sempre “sim” e passa-se a imagem do “bonzinho”: aquele que nunca nega um pedido, que nunca desagrada, e que está simplesmente desejando ser sempre disposto a prejudicar-se pelo próximo, que deseja ser útil ou prestativo, que gostaria de ser reconhecido como gentil, mas que na maioria das vezes é simplesmente “bonzinho”.

Podemos ser bons até certo ponto, apenas. Na verdade, é possível ter um bom coração e estar de bem consigo. Estar bem independente da imagem que os outros têm de você. Encontrar o ponto de equilíbrio é fundamental. Sem, contudo, desvirtuar sua intenção primeira que era simplesmente praticar a bondade e não ser estigmatizado de “bonzinho”.

Comment Form

junho 2020
D S T Q Q S S
« nov    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Hora certa

Estatísticas

  • Páginas exibidas :43429
  • Acessos únicos :16213
  • Acessos nas últimas 24 horas :90
  • Acessos únicos nas últimas 24 horas :5

Visitantes de hoje


------------------------------ criação sitio
------------------------------
FireStats icon Produzido pelo FireStats